sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O futuro da eucaliptocultura – Produtores e técnicos participam de seminário da SAA


A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) e Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda-JF), junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e ao Sindicato Rural de Juiz de Fora realizaram o debate “O futuro da eucaliptocultura nas montanhas de Juiz de Fora e região”, nesta quarta-feira, 2. O evento, que contou com a presença de produtores rurais e técnicos agrícolas e também teve apoio das empresas Arcelor Mittal, Top Clone e Serraria Bias Fortes, foi aberto por Acelino Couto Alfenas, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Após a abertura, a palestra proferida pelo engenheiro da ArcelorMittal Bioenergia, Roosevelt de Paula Almado, debateu a importância e o potencial de mercado que a eucaliptocultura está tomando. Geraldo Reis, também professor da UFV, falou sobre desbaste de eucalipto para serraria. “A madeira nativa está ficando cada vez mais difícil de ser encontrada, além de estar se tornando antieconômica, por isso o eucalipto é uma nova alternativa. Ele tem o crescimento rápido e é uma das formas de não prejudicarmos o meio ambiente", ressaltou Reis.

“A eucaliptocultura é uma atividade que pode ser rentável. Agora, com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da SAA, incentivando e orientando os produtores sobre as tecnologias de plantio, fica muito mais fácil o investimento com segurança”, afirmou o técnico agropecuário, Wladimir Leon.

Para o secretário da SAA, Cláudio Nápolis, a discussão sobre a eucaliptocultura busca a construção do movimento sustentável no nosso município. “A silvicultura é novidade no contexto do agronegócio na cidade, entendemos que essa é mais uma oportunidade do produtor rural agregar renda e gerar emprego em Juiz de Fora e região. O reflorestamento gera a recomposição ambiental e benefícios para nossa população”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
HOMEM DE COMUNICAÇÃO ATÉ A ALMA!