sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Projeto de Cheker mantém viva história da iluminação pública


Em 2009 serão comemorados 120 anos da implantação da energia elétrica no país. A primeira usina hidrelétrica, a Marmelos-0, foi construída em Juiz de Fora para iluminação pública e atender à fábrica de Tecidos Bernardo Mascarenhas. Para comemorar o pioneirismo da cidade e resgatar sua história, o vereador Flávio Cheker (PT) apresentou projeto de lei que insere no calendário oficial do município o 5 de setembro como Dia da Primeira Iluminação Pública Hidroelétrica da América do Sul.

“O reconhecimento da figura de Bernardo Mascarenhas, que outrora ficou conhecido como Mauá de Minas, faz jus ao seu grande feito, que infelizmente se encontra esquecido nos anais de nossa história. É um marco que devemos ao pioneiro da indústria têxtil no Estado de Minas Geras. O seu reconhecimento se impõe ainda mais porque no ano de 2009 serão comemorados os 120 anos da implantação da energia hidrelétrica, idealizada por ele, em nosso país,” justifica Cheker.

O industrial adquiriu um terreno em torno da Cachoeira de Marmelos e iniciou os contatos políticos para obter a concessão do serviço, que acionaria as máquinas de sua indústria têxtil e substituiria os lampiões de querosene.

Em janeiro de 1888, foi fundada a Companhia Mineira de Eletricidade, tendo como principais acionistas Bernardo Mascarenhas e seus irmãos. A construção da usina teve início em março do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
HOMEM DE COMUNICAÇÃO ATÉ A ALMA!